Lula amplia vantagem sobre Tarcísio em projeções de 2º turno, aponta Quaest

Presidente amplia vantagem sobre Tarcísio de Freitas em 12 pontos percentuais no segundo turno, aponta o Poder360.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Pesquisa Genial/Quaest Aponta Liderança de Lula em Cenários

Uma pesquisa recente divulgada pela Genial/Quaest, em 9 de outubro de 2025, demonstra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários de 1º e 2º turnos. A vantagem do chefe do Executivo sobre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em um eventual 2º turno entre os dois na disputa para o Planalto, cresce de 8 para 12 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada em setembro.

Detalhes da Pesquisa

Foram conduzidas 2.004 entrevistas presenciais com brasileiros de 16 anos ou mais, entre 2 e 5 de outubro de 2025. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos. A íntegra da pesquisa está disponível em PDF (4 MB).

Cenários Testados

A pesquisa avaliou diferentes cenários para o 1º turno e o 2º turno, com Lula mantendo uma posição favorável em ambos os casos.

Situação Atual do Governo

Uma pesquisa da Quaest, divulgada na quarta-feira (8 de outubro) mostra que a aprovação do governo voltou a empatar dentro da margem de erro com a desaprovação. É a primeira vez que isso é registrado desde janeiro de 2025. A gestão do petista é desaprovada por 49% dos brasileiros e aprovada por 48%. A aprovação de Lula vem se recuperando de forma progressiva desde maio.

Agregador de Pesquisas do Poder360

O Poder360 mantém um extenso acervo com milhares de pesquisas eleitorais, desde as eleições municipais de 2000. O banco de dados é interativo e permite acompanhar a evolução de cada candidato. As informações de pesquisa começaram a ser compiladas pelo jornalista Fernando Rodrigues, diretor de Redação do Poder360, em seu site, no ano 2000. Para acessar a página antiga com os levantamentos, clique aqui.

Sair da versão mobile