Lula propõe transporte público gratuito em todo o Brasil em 2026

Lula solicita estudo sobre o custo da gratuidade do transporte público em todo o Brasil.

06/10/2025 19:48

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Lula propõe transporte público gratuito em todo o Brasil em 2026
(Imagem de reprodução da internet).

Tarifa Zero no Transporte Público: Uma Promessa Eleitoral

O Palácio do Planalto reconhece que, apesar dos esforços, a implementação da tarifa zero para o transporte público ainda não será possível no próximo ano. A medida, no entanto, é considerada um elemento-chave na estratégia de campanha de reeleição, conforme apurado pelo sistema de notícias em tempo real da Broadcast, do Grupo Estado.

O prazo para viabilizar o projeto é curto, devido a possíveis restrições impostas pela lei eleitoral. O esboço do programa tarifa zero, atualmente preliminar, não permite a apresentação de cenários à população neste momento.

O entorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia que a aprovação na Câmara e no Senado — considerada provável — do projeto de isenção de imposto de renda para os mais pobres pode auxiliar na direção desejada. “Se Lula prometeu isenção de imposto para quem ganha até R$ 5 mil e entregou, o eleitor sabe que, se ele prometer tarifa zero para ônibus em outro próximo mandato, também cumprirá”, declarou um interlocutor no governo.

Tarifa Zero e o Transporte Público Gratuito

Um estudo sobre o custo da gratuidade do transporte público em todo o território nacional foi solicitado por Lula ao Ministério da Fazenda em agosto. Contudo, o trabalho não se concentrará exclusivamente na tarifa zero.

É necessário incluir no cálculo, o que sempre é complexo, o impacto dos recursos destinados ao deslocamento na economia, tanto em termos de consumo de bens e serviços, quanto em arrecadação. O Brasil possui 138 municípios que oferecem gratuidade permanente por deslocamento viário.

Trabalhos recentes nessa área, realizados por empresas privadas em 2023 e 2024, apresentaram resultados positivos. O ministro Fernando Haddad já se deparou com uma proposta semelhante, sem impacto no resultado primário, há 13 anos, quando o reajuste de R$ 0,20 nas passagens gerou um levante popular, expandido para outras áreas e culminando no impeachment da então presidente Dilma Rousseff.

Além de ser bem recebida pela população, a eliminação da cobrança nos transportes ajudaria na inflação, diminuindo, ainda que em pequena parte, o esforço do Banco Central de alcançar a meta de 3% até 2027. O transporte público não possui um peso próprio no cálculo do IPCA, mas é um subitem da categoria, sua influência depende do reajuste de tarifas locais.

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