Magazine Luiza Relata Resultados no Terceiro Trimestre de 2025
A Magazine Luiza (MGLU3) divulgou seus resultados do terceiro trimestre de 2025, em um cenário ainda influenciado pela taxa Selic elevada. A companhia, liderada por Fred Trajano, apresentou um lucro líquido de R$ 84,6 milhões, uma queda de 17,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A base ajustada, que exclui ganhos tributários, registrou um lucro de R$ 21 milhões, representando uma diminuição de quase 70% em relação ao ano passado.
Desempenho e Análise
Apesar das métricas apresentarem números superiores às projeções dos analistas – que esperavam um lucro líquido de R$ 4 milhões –, o desempenho da Magazine Luiza foi impactado pelos altos juros, que permanecem no maior patamar em mais de uma década (15% ao ano).
O CFO da empresa, Roberto Belíssimo, atribuiu o resultado a essa situação, destacando que a empresa mitigou parcialmente o efeito por meio de ações como a geração de caixa e o aumento da participação do Pix, do Crédito Direto ao Consumidor (CDC) e do cartão Luiza.
Indicadores Chave
O Ebitda (Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) da Magazine Luiza acelerou 13,2% no ano, atingindo R$ 807 milhões com uma margem de 8,9%, um avanço de 1 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2024. O Ebitda ajustado foi de R$ 711,4 milhões, com margem de 7,9%, mantendo-se próximo do esperado.
A receita líquida foi de R$ 9 bilhões, também em linha com o desempenho de 2024.
Estratégias e Investimentos
A empresa também destacou o aumento de estoques e do saldo de fornecedores, uma estratégia para se preparar para o quarto trimestre, que concentra grandes eventos promocionais como Black Friday e Natal. Essa movimentação visa reduzir a necessidade de desembolsos imediatos, melhorando o fluxo de caixa, mesmo com o aumento dos estoques.
Vendas e Canais de Distribuição
As vendas totais da Magazine Luiza no terceiro trimestre foram de R$ 15,1 bilhões, apresentando uma queda de 2,6% em comparação com o mesmo período de 2024. As vendas no e-commerce diminuíram 5,8%, enquanto as lojas físicas avançaram 5,2%. A empresa está focando em categorias de produtos com maior margem de contribuição, buscando proteger a rentabilidade da companhia.
Ecossistema Magalu
Para mitigar os efeitos da Selic, a Magazine Luiza tem investido em um ecossistema diversificado, incluindo o LuizaCred, uma financeira que apresentou um lucro líquido de R$ 68 milhões, com uma queda de 0,8 ponto percentual na inadimplência. A empresa também está avançando na transição para a Magalupay SCFI, sua nova financeira, e expandindo o MagaluCloud, serviços de nuvem.
