Malba Expande Acervo com Coleção Suíça e Reforça Arte Brasileira
Malba amplia acervo com Coleção Daros, aprofundando foco na arte brasileira. Instituição adquire obras de Cildo Meireles e Hélio Oiticica
Museu Malba Expande Acervo com Coleção Suíça e Reforça Presença Brasileira
O Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, o Malba, está se tornando ainda mais abrangente e com maior foco na arte brasileira. A instituição adquiriu a Coleção Daros Latinamerica, que reúne 1.233 obras produzidas entre 1950 e 2010 por 117 artistas latinos, incluindo 19 brasileiros.
Com essa adição, o museu expande significativamente seu acervo, que agora conta com aproximadamente 2.600 obras, consolidando sua posição como um dos mais importantes da arte latino-americana moderna e contemporânea.
Obras Adicionais e Foco no Brasil
A coleção adquirida inclui obras como a instalação “Missão/Missões (Como construir catedrais)”, de Cildo Meireles, a escultura “Relevo Espacial”, de Hélio Oiticica, e o quadro da série “Planos em Superfície Modulada”, de Lygia Clark.
A inclusão dessas peças, juntamente com outras obras já existentes, demonstra o compromisso do Malba em apresentar a diversidade da produção artística da região, com ênfase na arte brasileira.
Expansão do Museu
O empresário e dono do Malba, Eduardo Constantini, anunciou que o museu ampliará suas instalações a partir do próximo ano, quando a instituição completa 25 anos. A expectativa é que a ampliação seja concluída em 2029. Com isso, o espaço também passará a ter o dobro do seu tamanho atual, totalizando 8.300 metros quadrados.
Atrações Além das Obras
O edifício do museu já é uma atração à parte, envolto por vidro, aço e calcário, com espaços generosamente iluminados por luz natural. Para quem é do time “chegou, está visto”, o passeio também vale a pena, afinal, o museu argentino fica no Palermo Chico, um dos bairros mais elegantes de Buenos Aires, onde cafés, restaurantes e área verde são abundantes.
Outros Museus na Região
Para quem quiser mergulhar em mais cultura, o Museo Nacional de Bellas Artes e a Biblioteca Nacional também ficam por perto. O Malba se integra a uma oferta cultural rica na região de Buenos Aires.
Autor(a):
Redação
Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real