Mercado Imobiliário dos EUA: Queda Nacional e Surpreendente Recuperação Local!

Contratos de imóveis nos EUA caem! Vendas pendentes diminuem 0,8% em janeiro. Descubra os mercados em alta e a análise do economista-chefe. Saiba mais!

19/02/2026 12:57

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Vendas de Imóveis Pendentes nos EUA Apresentam Queda em Janeiro

Os contratos de compra de casas nos Estados Unidos registraram uma diminuição de 0,8% em janeiro, em comparação com o mês anterior (dezembro), e uma redução de 0,4% quando comparado ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (19) pela National Association of REALTORS® (NAR).

Este indicador, que acompanha os acordos de imóveis assinados, mas ainda não finalizados, oferece uma visão preliminar das tendências de vendas no mercado imobiliário.

Desempenho Regional Variado

As vendas pendentes apresentaram um cenário regionalmente diverso. Observou-se um aumento nas regiões do Midwest e Oeste, enquanto houve uma queda nas áreas do Nordeste e do Sul. Na comparação anual, o Nordeste e o Midwest registraram quedas, enquanto o Sul e o Oeste apresentaram um crescimento.

Potencial de Recuperação Local

Em janeiro, a queda nas vendas pendentes em nível nacional contrastou com o crescimento notável em diversos mercados locais. Destacam-se os maiores aumentos anuais de vendas pendentes em Phoenix–Mesa–Chandler, AZ (+11,8%), Boston–Cambridge–Newton, MA-NH (+10,7%), Charlotte–Concord–Gastonia, NC-SC (+10,7%), San Francisco–Oakland–Fremont, CA (+8,9%), Oklahoma City, OK (+8,7%), St.

Louis, MO-IL (+8,0%), Virginia Beach–Chesapeake–Norfolk, VA-NC (+7,6%), San Diego–Chula Vista–Carlsbad, CA (+7,5%) e San Antonio–New Braunfels, TX (+7,4). e Miami–Fort Lauderdale–West Palm Beach, FL (+6,8%).

Análise do Economista-Chefe

Lawrence Yun, economista-chefe da NAR, comentou que “Melhorias nas condições de acessibilidade ainda não estimularam mais compras”. Ele ressaltou que, com as taxas de hipoteca próximas de 6%, cerca de 5,5 milhões de famílias que não conseguiam financiamento há um ano poderiam se qualificar hoje. Com base em experiências anteriores, ele estimou que cerca de 10% dessas famílias poderiam entrar no mercado, adicionando aproximadamente 550 mil novos compradores neste ano, em comparação com o ano anterior.

Desafios e Perspectivas

No entanto, Yun alertou que, sem um aumento na oferta de imóveis, a entrada desses potenciais compradores pode pressionar os preços, dificultando a acessibilidade. Ele enfatizou que a aprovação do Housing for the 21st Century Act na Câmara dos Representantes sinaliza uma prioridade bipartidária para ampliar a oferta habitacional e remover barreiras à compra de imóveis.

Sobre a National Association of REALTORS®

O índice de vendas pendentes da NAR é um indicador antecipado do setor imobiliário, refletindo contratos de vendas de casas existentes, que geralmente se concretizam em um a dois meses. O índice utiliza uma amostra mensal que cobre cerca de 40% dos dados do serviço de múltiplas listagens (MLS).

Além disso, compara o nível de atividade contratual à média de 2001, primeira base de referência do indicador. Os dados de vendas efetivas de casas para fevereiro serão divulgados em 10 de março, e o próximo índice de Pending Home Sales será publicado em 17 de março, sempre às 10h, horário de Washington.

Autor(a):

Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real