Mercado Livre em queda: Fed, IA e incertezas econômicas abalam investidores

Mercado Livre e B3 caem com Fed contrária a corte de juros. Incertezas em IA e dados econômicos dos EUA impactam o cenário.

14/11/2025 10:31

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Mercado Livre e Acionário da Bolsa de Valores brasileira, a B3 (B3SA3), iniciou a sessão desta sexta-feira (14), com uma tendência de queda. Essa movimentação reflete a reação de investidores às declarações de diversas autoridades do Federal Reserve (Fed), nos Estados Unidos, que expressaram posições contrárias à redução das taxas de juros na reunião de dezembro.

Além disso, a preocupação com a possibilidade de uma bolha no setor de inteligência artificial (IA) também contribui para o cenário de incerteza. Acompanhamentos atentos são necessários devido à complexidade do mercado.

Cenário Externo e Expectativas de Juros

As autoridades do Fed não demonstram apoio à ideia de um corte nas taxas de juros em dezembro, enfatizando a necessidade de observar a inflação e a estabilidade do mercado de trabalho americano ao longo de 2025. A reticência de muitos dirigentes do Fed em relação a novas flexibilizações impacta diretamente as expectativas do mercado.

Atualmente, as cotações indicam uma probabilidade de 49% de um corte de 0,25 ponto percentual nas taxas de juros dos EUA, uma redução em relação aos 60% estimados na semana anterior. Essa mudança reflete a avaliação do mercado em relação à postura do Fed.

Preocupações com o Setor de Tecnologia e Dados Econômicos

Investidores também expressam cautela com a forte valorização recente das ações do setor de tecnologia. A ausência de dados econômicos oficiais dos Estados Unidos, decorrente da paralisação do governo norte-americano, que se encerrou na noite de quarta-feira, adiciona um elemento de incerteza ao mercado.

Agenda Econômica do Dia

A agenda econômica do dia inclui o lançamento do IGP-10 de novembro pela FGV, dados do Pnad do trimestre móvel até setembro divulgados pelo IBGE, e a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em um evento em Brasília. Também estão programados eventos do Federal Reserve, com discursos de economistas e apresentações de dados.

Autor(a):

Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real