Mercado Livre Lidera Preferência do Consumidor Brasileiro em E-commerce
O Mercado Livre (MELI34) se mantém como a plataforma online de compra e venda de produtos mais bem avaliada pelos consumidores brasileiros, de acordo com um levantamento recente do UBS BB. A empresa lidera o ranking do USB BB de e-commerces preferidos, resultado de uma pesquisa com quase mil pessoas.
Fatores que Impulsionam a Preferência do Mercado Livre
A Shopee ocupa o segundo lugar na lista, seguida pela Amazon (AMZO34). Em quarto e quinto lugar estão o Magazine Luiza (MGLU3) e a Shein, respectivamente. A pesquisa do banco levou em conta critérios como segurança, preços, frete, tempo de entrega e seleção de produtos. Os participantes ressaltam que credibilidade e preços acessíveis são o que mais importa na hora de comprar algo na internet.
Logística e Frete Grátis: Estratégias Chave
O que garantiu que o Mercado Livre continuasse no topo foi a logística. A plataforma se destaca nesse quesito em comparação aos seus pares, na percepção dos participantes do levantamento. Para 67% dos entrevistados, a companhia é a plataforma com entregas mais rápidas. O resultado não é à toa: segundo a própria empresa, 56% das entregas são feitas no mesmo dia ou no dia seguinte nas capitais brasileiras. O UBS BB afirma que a nova estratégia de frete grátis para produtos a partir de R$ 19, anunciada pelo Mercado Livre no início de junho, também ajudou na pontuação.
Shopee Ascende no Ranking
A quantidade de clientes que começaram a comprar na plataforma por causa do frete grátis chegou a 25%. Em 2024, 18% dos consumidores usavam a plataforma por esse motivo. A Shopee, por outro lado, tem ganhado força. A companhia asiática ficou com 37 pontos na avaliação final. Na bolsa de valores, o ranking é igual: três dessas empresas são negociadas na B3. O papel com o preço mais alto entre elas é o BDR do Mercado Livre, o mais bem avaliado pelos consumidores.
Desafios para Magazine Luiza e Shein
Apenas 30% dos respondentes associam o Magazine Luiza a custos de frete baixos, enquanto somente 28% relacionam a empresa a preços acessíveis. A companhia é bem avaliada em aspectos ligados ao website e ao processo de retirada na loja, quesito em que é considerada a melhor. A Shein também tem nota baixa no atributo de preços acessíveis. O USB BB acredita que essa avaliação do público está ligada a carga tributária sobre compras internacionais, popularmente conhecida como “taxa das blusinhas”.