Microexplosão atinge fábrica da Toyota e adia lançamento do Yaris Cross
Toyota sofre microexplosão em Porto Feliz e Yaris Cross é adiado; produção de motores em risco.

Toyota Yaris Cross Adiado Devido a Tempestade Devastadora em Porto Feliz
Um forte temporal atingiu o estado de São Paulo na segunda-feira, 22 de setembro de 2025, causando danos significativos. A tempestade resultou em árvores derrubadas, casas destruídas e inundações, com Porto Feliz sendo uma das cidades mais afetadas.
O epicentro do problema foi a fábrica de motores da Toyota localizada em Porto Feliz, que sofreu uma microexplosão causada por um fenômeno climático específico: uma corrente de ar intensa e repentina, semelhante a um tornado, originada de uma nuvem de tempestade massiva (cumulonimbus).
O que é uma Microexplosão?
Diferentemente de um tornado, que se forma por correntes ascendentes em rotação, a microexplosão é uma corrente de ar que sai do interior de uma nuvem de tempestade e atinge o solo com grande força, espalhando-se em diversas direções e causando um efeito de “bomba”.
Adiado o Lançamento do Yaris Cross
Inicialmente programado para o meio do ano, o lançamento do novo SUV ‘barato’ Yaris Cross foi adiado devido aos danos na fábrica de motores em Porto Feliz. A situação levou à suspensão das atividades de produção e ao adiamento da estreia do carro no mercado, sem uma data prevista no momento.
Impacto na Produção da Toyota
Além da produção de motores em Porto Feliz, a fábrica que também seria responsável pela produção do Yaris Cross em Sorocaba foi afetada. A unidade no interior paulista é a principal produtora de motores da marca japonesa na América Latina, sendo responsável também pela produção para o Corolla e Corolla Cross, além de empregar cerca de 700 pessoas.
Características do Yaris Cross
O Toyota Yaris Cross chega para disputar o segmento de SUVs compactos, uma categoria dominada pelo Volkswagen T-Cross, com Chevrolet Tracker e Hyundai Creta brigando pelo segundo lugar. Com 4,31 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,62 metros de distância entre eixos, o modelo japonês se destaca pelo seu porta-malas de 471 litros, um dos maiores da categoria.
O modelo terá duas opções de motorização: um 1.5 aspirado de 110 cv e um 1.5 híbrido flex com potência combinada superior a 113 cv.