Miguel Uribe, pré-candidato de oposição ao governo da Colômbia, faleceu após ser vítima de disparo de arma de fogo em um comício

Miguel Uribe, descendente de uma família com forte influência na política colombiana, almejava a nomeação de seu partido para disputar a presidência em …

11/08/2025 10:41

2 min de leitura

Miguel Uribe, pré-candidato de oposição ao governo da Colômbia, faleceu após ser vítima de disparo de arma de fogo em um comício
(Imagem de reprodução da internet).

O senador Miguel Uribe Turbay faleceu na manhã desta segunda-feira (11), pouco mais de dois meses após ser baleado durante um evento em Bogotá. Ele tinha 39 anos.

O pré-candidato à presidência colombiana pelo Centro Democrático, Uribe, discursava para apoiadores durante um ato político em 7 de junho quando foi atingido por três tiros, sendo dois na cabeça.

O indivíduo que realizou os disparos foi identificado pela polícia como um adolescente de 15 anos em uma motocicleta. A razão do ataque ainda não foi determinada pelas autoridades.

O senador Uribe permaneceu hospitalizado em estado crítico em Bogotá após o atentado, sendo submetido a diversas cirurgias sem apresentar sinais de recuperação.

A morte do líder opositor colombiano foi confirmada por sua esposa, Maria Claudia Tarazona, por meio de publicação nas redes sociais.

Família influente

Uribe nasceu em Bogotá em 1986. Era membro de uma família influente na Colômbia.

Apesar de o sobrenome por vezes ser associado erroneamente ao ex-presidente Álvaro Uribe, recentemente condenado a 12 anos em regime de prisão domiciliar por corrupção e fraude processual, seus laços familiares o ligam a outro notável político colombiano, o Turbay.

O senador era filho da jornalista Diana Turbay, neto do ex-presidente Julio Turbay.

Julio Turbay, ligado ao Partido Liberal, governou a Colômbia entre 1978 e 1982.

Diana Turbay, por sua vez, era uma jornalista com projeção nacional quando foi sequestrada em 1990 por criminosos ligados a Pablo Escobar, então líder do Cartel de Medellín.

Ela faleceu no início de 1991 em decorrência de um tiroteio que ocorreu durante uma tentativa frustrada de resgate conduzida pela polícia colombiana.

O incidente foi narrado com grande detalhe pelo Prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez na obra “Notícia de um Sequestro”.

Miguel Uribe Turbay estava à véspera de completar cinco anos de idade quando a mãe foi morta.

A trajetória política de Miguel Uribe

Miguel Uribe Turbay começou sua trajetória política em 2012.

Possuía graduação em Direito pela Universidade de Los Andes e dois mestrados em Políticas Públicas (Los Andes) e em Administração Pública (Harvard).

Ao iniciar sua trajetória política, foi eleito vereador de Bogotá pelo Partido Liberal, o mesmo do seu avô. Tinha 26 anos na ocasião.

Em 2016, Miguel Uribe foi designado secretário pelo então prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa. Na mesma data, ele se casou com Maria Claudia Tarazona.

Em 2019, Uribe concorreu à prefeitura da capital colombiana em frente a um movimento independente, perdendo para a rival Claudia López.

Em 2022, por convite do ex-presidente Álvaro Uribe, transferiu-se para o Partido Democrata Cristão, pelo qual foi eleito senador.

Durante a campanha em que foi vítima do atentado, Miguel Uribe disputava a candidatura do partido para concorrer à presidência da Colômbia em 2026.

Miguel Uribe se separa de Maria Claudia Tarazona e do filho, Alejandro, que tem atualmente quatro anos de idade.

Fonte por: Seu Dinheiro

Autor(a):