Patria Investimentos anuncia nova alteração na gestão — e desta vez não há aquisição de Fundos de Investimento Imobiliário; observe o cenário
A atuação da gestora Patria Investimentos é acompanhada de perto por profissionais do mercado imobiliário.

A Patria Investimentos movimentou o mercado no primeiro semestre de 2025 ao adquirir diversos fundos imobiliários (FII). A gestora tem, desde então, focado na consolidação desses ativos e na organização da empresa.
Patria Investimentos anunciou novamente novas operações e promoveu uma alteração no peso da equipe focada no setor imobiliário.
A gestora informou que Augusto Martins e Bruno Margato, anteriormente responsáveis pela gestão direta dos FIIs da casa, foram transferidos para a posição de “parcerias estratégicas”.
Os dois gestores entraram na empresa em 2023, provenientes do Credit Suisse (CSHG), que vendeu seu portfólio para a Patria por mais de 500 milhões de reais.
O que se pode esperar do Patria Investimentos atualmente?
A movimentação está sendo acompanhada de perto por especialistas, em razão da importância dos dois executivos na consolidação e no sucesso dos fundos de tijolos da CSHG no mercado.
O analista de FIIs da Empiricus Research, Caio Araujo, ressaltou a importância da alteração.
A estruturação dos ativos de longo prazo do Credit Suisse foi liderada pelos gestores (Augusto e Bruno) nos últimos anos. Uma possível alteração de visão pode modificar a ótica dos fundos em relação ao futuro de longo prazo.
A equipe atual representa um ponto positivo, porém existem incertezas. “O time do Patria é robusto e capacitado. Resta verificar o nível de influência dos executivos a partir de agora e quem serão os substitutos no futuro”, concluiu.
A sede por aquisições da gestora.
A Patria Investimentos esclareceu em comunicado ao mercado que as alterações fazem parte da institucionalização e expansão da plataforma Real Estate Brasil, que tem se consolidado desde 2022 com novas aquisições.
Em agosto de 2024, a gestora comunicou a aquisição de 100% da VBI Real Estate, administradora de fundos imobiliários com aproximadamente R$ 10 bilhões em gestão na época.
Em maio deste ano, adquiriu seis Fundos de Investimento Imobiliário da Genial Investimentos, incluindo o primeiro investimento em shopping center da carteira, anteriormente conhecido como MALL11 e que, a partir de junho, passou a ser cotado com o ticker PMLL11.
A Patria Investimentos não cessou suas atividades: a gestora captou R$ 1,6 bilhão em ativos da Vectis Gestão em junho.
Contudo, após os anúncios, o sócio Rodrigo Abbud revelou ao Seu Dinheiro que a gestora não pretende avançar em novas fusões e aquisições (M&A).
Fonte por: Seu Dinheiro