Petrobras abre 700 vagas de Aprendiz 2025 com cadastro gratuito

Cadastro é gratuito entre 6 e 12 de outubro: programa de 21 meses prioriza inclusão com cotas e oferece salário-mínimo, VT, 13º, férias e FGTS.

06/10/2025 13:14

2 min de leitura

Petrobras abre 700 vagas de Aprendiz 2025 com cadastro gratuito
(Imagem de reprodução da internet).

Petrobras Abre Inscrições para Programa Jovem Aprendiz 2025

A Petrobras anunciou a abertura das inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2025, oferecendo mais de 700 vagas em 13 estados e no Distrito Federal, com cadastro gratuito até 12 de outubro. O programa visa promover a inclusão social e a entrada de novos talentos no mercado de trabalho, em conformidade com a Lei de Aprendizagem.

A iniciativa reforça a diversidade e a equidade, com cotas específicas para diferentes grupos. São 30% das vagas destinadas a pessoas negras, indígenas e quilombolas, 20% para pessoas com deficiência (PCDs), 15% para adolescentes egressos de trabalho infantil ou análogo, e 10% para jovens em acolhimento institucional ou medida socioeducativa. Um sistema de pontuações adicional prioriza jovens em situação de vulnerabilidade social.

As cidades abrangidas pelo programa incluem Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Linhares e Vitória (ES), Betim e Juiz de Fora (MG), Recife (PE), Curitiba (PR), Natal (RN), Canoas (RS), Aracaju (SE), Cubatão, Mauá, Paulínia, Santos, São José dos Campos e Rio de Janeiro (SP), Duque de Caxias, Macaé, Rio de Janeiro e São Gonçalo (RJ) e Brasília (DF) e Três Lagoas (MS).

O contrato de aprendizagem tem duração de 21 meses, com uma jornada de trabalho de 4 horas diárias, de segunda a sexta-feira (20 horas semanais). Os aprendizes recebem benefícios como salário-mínimo integral, vale-transporte, 13º salário, férias remuneradas, FGTS e acesso a um plano de previdência complementar (opcional), além de participação no Programa de Atividade Física da companhia.

A formação profissional é realizada em parceria com o SENAI, oferecendo 30 cursos (18 de aprendizagem básica e 12 técnicos) em 39 turmas (26 de básica e 13 técnicas). As áreas de formação incluem Instrumentação, eletricista industrial, mecânico de manutenção, assistente de logística, assistente de gerenciamento de obras, eletricista predial, encanador hidráulico, construtor de edificações, auxiliar de caldeireiro, soldador, assistente administrativo, suporte técnico em TI, automação industrial, eletrotécnica, mecatrônica, mecânica, manutenção de máquinas industriais, instrumentação industrial, desenvolvimento de sistemas, petroquímica, logística, química e sistemas de energia renovável.

Para se inscrever, é necessário ter idade entre 14 e 21 anos e 7 meses. PCDs não possuem limite de idade. A escolaridade exigida é que o candidato tenha concluído o Ensino Médio ou esteja comprovando matrícula e frequência para quem não o concluiu. O curso de aprendizagem não pode coincidir com o período escolar regular.

As inscrições estão abertas de 6 a 12 de outubro de 2025. O edital, vagas e cidades podem ser consultados nos seguintes links: https://jovemaprendizpetrobras.gruposeres.com.br e https://petrobras.com.br/quem-somos/jovem-aprendiz

Autor(a):