Petrobras (PETR4) deve seguir Ibovespa em baixa, alerta estrategista-chefe

Felipe Miranda alerta: “É difícil ser otimista com a bolsa brasileira e acreditar que a Petrobras (PETR4) enfrentará dificuldades”.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Análise da Petrobras e Perspectivas de Dividendos

O estrategista-chefe da Empiricus, Felipe Miranda, expressa ceticismo em relação à bolsa brasileira e à Petrobras (PETR4), considerando o cenário atual desafiador. A petroleira, atualmente o segundo maior peso no Ibovespa, atrás apenas da Vale (VALE3), apresenta um cenário complexo devido à sua relevância no índice.

Fatores que Impulsionam o Ibovespa

Miranda destaca que o fluxo comprador no Ibovespa, impulsionado principalmente pelo investimento estrangeiro, é um fator crucial para o desempenho da Petrobras. O analista acredita que, mesmo após uma alta de 20% no Ibovespa ao longo do ano, a bolsa brasileira continuará a apresentar um bom desempenho, devido a uma combinação de fatores, como valuations atraentes das ações locais e catalisadores expressivos.

Motivos para Investir na Petrobras

Os analistas da Empiricus identificam diversos motivos para investir na Petrobras, incluindo a entrada líquida de recursos dos EUA no Brasil, a queda global nas taxas de juros e a possibilidade de um presidente mais alinhado ao mercado nas próximas eleições presidenciais. A expectativa de redução nos investimentos e gastos da Petrobras, em até US$ 8 bilhões, também é um ponto positivo, com o potencial de aumentar a geração de caixa e a distribuição de dividendos.

Redução de Custos e Foco em Ativos Rentáveis

Ruy Hungria, da Empiricus, explica que a redução esperada nos gastos da Petrobras é resultado da queda nos preços do petróleo. Projetos que antes eram considerados viáveis, como os relacionados a energia solar, eólica e etanol, podem ser adiados até que os preços do óleo voltem a subir. A empresa se concentrará nos ativos de Exploração e Produção de petróleo, que são os mais rentáveis e responsáveis pela maior parte da distribuição de dividendos.

Impacto das Eleições e Avaliação das Ações

Hungria acredita que a vitória de um candidato alinhado ao mercado nas próximas eleições presidenciais traria uma forte reprecificação para as ações da Petrobras. Além disso, o analista destaca que o preço descontado das ações, aliado ao bom pagamento de dividendos, representa um ponto de entrada atrativo para os investidores, com um “lucro por ação” de 4x e um “dividend yield” de 10%.

Recomendação da Empiricus

A Petrobras é uma das ações recomendadas pela Empiricus na carteira mensal de dividendos. Ruy Hungria garimpa mensalmente as 5 ações mais promissoras que reúnem dois critérios: dividendos atrativos e um bom ponto de entrada nas ações. O investidor pode acessar a carteira completa e a tese de cada ação de forma gratuita, clicando no link fornecido.

Sair da versão mobile