PicPay busca US$ 500 milhões em IPO nos EUA após cancelamento anterior
Fintech tentou IPO nos EUA em abril de 2021, buscando avaliação de US$ 8 bilhões; registro foi cancelado em junho de 2022.

PicPay Busca US$ 500 Milhões em IPO nos EUA
O PicPay, instituição financeira digital pertencente à J&F Investimentos, liderada pelos irmãos Batista, planeja captar US$ 500 milhões por meio de uma oferta pública inicial de ações (IPO) nos Estados Unidos, de acordo com informações divulgadas pela agência de notícias Bloomberg.
A empresa está colaborando com o Citigroup, o Royal Bank of Canada e o BofA para dar andamento ao processo de listagem no mercado americano. A Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais dos EUA, está trabalhando para normalizar suas operações após uma paralisação governamental.
Histórico do IPO
O PicPay iniciou o processo de IPO nos EUA em abril de 2021, com o objetivo de alcançar uma avaliação de US$ 8 bilhões. No entanto, o registro foi suspenso em junho de 2022.
Desempenho Financeiro Recente
No primeiro semestre de 2025, o PicPay registrou um lucro líquido de R$ 208,4 milhões, representando um aumento de 237% em comparação com o mesmo período do ano anterior, que teve R$ 61,8 milhões. A receita da empresa subiu 91% no mesmo intervalo, atingindo R$ 4,5 bilhões.
Indicadores de Desempenho
O retorno sobre o patrimônio (ROE) anualizado foi de 20,3% no segundo trimestre. O lucro bruto (gross profit) alcançou R$ 1,6 bilhão no semestre, um aumento de 25% em relação ao ano anterior. A margem financeira líquida (NII) dos serviços financeiros, que inclui operações de empréstimos e cartão, atingiu R$ 1,5 bilhão no semestre, com um crescimento de 184% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Base de Clientes e Usuários
Até junho deste ano, o aplicativo PicPay contava com 64 milhões de contas, um aumento anual de 13%. Essa base de clientes posiciona o PicPay como o segundo maior banco digital do Brasil e o sétimo maior em número de clientes, segundo dados do Banco Central. Os usuários ativos chegaram a 41,3 milhões no segundo trimestre de 2025, com um aumento anual de 14%.