Profissionais da saúde terão dia de descanso em outubro

Profissionais da saúde e trabalhadores da indústria da construção civil terão feriado nesta quinta-feira, 15 de outubro.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Feriados e Ponto Facultativo em Outubro de 2025

O mês de outubro de 2025 apresenta um calendário de feriados com poucas opções para quem busca folga. Destacam-se um feriado nacional, que cai em domingo, e um ponto facultativo. Apenas uma categoria profissional poderá tirar folga: o Dia do Professor.

O Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, que nesta edição cai na próxima quarta-feira, é conhecido como “feriado escolar”. O decreto 52.682 de 1963 define que apenas professores e funcionários de instituições de ensino podem folgar neste dia.

Origem do Dia dos Professores

O Dia dos Professores tem suas raízes no período imperial. Em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I promulgou o decreto que instituiu o Ensino Elementar no Brasil. O documento estabelecia a descentralização da educação, definia o salário dos docentes, estabelecia as matérias básicas do currículo e definia o modelo de contratação dos professores.

A Criação do Homenagem

Mais de um século depois, em 1947, surgiu a ideia de transformar a data da promulgação do decreto em um dia de homenagem. A proposta partiu do professor paulista Samuel Becker e de outros três educadores.

Eles sugeriram que 15 de outubro fosse marcado como um dia de folga, não apenas para celebrar os mestres, mas também para oferecer uma pausa no longo segundo semestre letivo — um momento de descanso e de reflexão sobre o andamento do ano escolar.

Outros Feriados em Outubro de 2025

Além do Dia dos Professores, o feriado oficial do mês de outubro é o Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, que neste ano cai em um domingo. Na mesma data é celebrado o Dia das Crianças, uma data comercial.

Já em 28 de outubro, uma terça-feira, ocorre o Dia do Servidor Público, classificado como ponto facultativo. Isso significa que apenas parte dos trabalhadores pode ter folga, dependendo da decisão de órgãos públicos sobre quais setores suspendem ou mantêm as atividades.

Sair da versão mobile