Raízen como o herói da nação para a indústria, e as perspectivas dos mercados atuais

Em dias de agenda livre, mercados esperam acordos para a paz na Ucrânia.

19/08/2025 8:16

5 min de leitura

Rapazes, eu vi! Era a final dos anos 80 quando as pessoas se reuniam, à noite, em frente à TV de tubo para acompanhar a história de Sassá Mutema, um boi-de-maua interpretado por Lima Duarte.

No enredo de O Salvador da Pátria, o colhedor de laranjas foi injustamente acusado de um crime devido às maquinações do influente Severo Toledo Blanco, interpretado pelo extinto Francisco Cuoco.

Sassá Mutema obteve o suporte da professora Clotilde, de Maitê Proença, para demonstrar sua inocência, e também encontrou um grande amor. Ele foi eleito prefeito da fictícia Tangará e passou a ser considerado um tipo de “salvador” para muitas pessoas.

Avançando para o presente: com a ascensão do streaming e da televisão de tela plana, houve uma substituição da produção de laranja pela de cana-de-açúcar. Observa-se, por exemplo, o caso da Raízen, uma empresa de grande porte na produção de energia resultante da união entre Cosan e Shell.

Em 2021, iniciou-se na bolsa de valores com a expectativa de grandes resultados por meio de um etanol de segunda geração, em consonância com a busca por um combustível com responsabilidade ESG. Contudo, os resultados não corresponderam ao planejado.

Atualmente, diante de dívidas bilionárias e de um prejuízo também na casa dos bilhões, a Raízen aguarda por um salvador da pátria para aportar capital no negócio e auxiliar em sua reestruturação. Será a hora e a vez da Petrobras entrar em cena?

Qual o relato sobre a trajetória da Raízen e por que o negócio ficou para Ana Paula Ragazzi, na reportagem especial de hoje.

Há dois lados da moeda.

Considerando que estamos discutindo o maniqueísmo, chegamos ao encerramento de mais um ciclo de balanços com disparidades no âmbito financeiro.

Itaú Unibanco continua com bom desempenho, enquanto Banco do Brasil enfrenta dificuldades devido à inadimplência do setor agrícola.

Com base na análise do segundo trimestre, quais são as perspectivas para os principais bancos nos próximos meses, conforme aponta a repórter Camille Lima.

BTG PACTUAL

Os destaques do AgroForum

Não conseguiu acompanhar o AgroForum? Reunimos os melhores momentos do evento sobre agronegócio realizado pelo BTG Pactual na última quarta-feira (13); confira.

Mercados aquecidos.

Na última sessão do mercado de balanços, o Ibovespa registrou alta no pregão de segunda-feira (18) e se aproximou dos 138 mil pontos, encerrando a sessão com variação de 0,72%.

Na terça-feira (19), em dia de agenda livre, a principal atração é a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin na Conferência Anual do Santander, marcada para as 12h.

Os investidores continuam acompanhando as negociações para a paz na Ucrânia. Após reunião entre Trump e Zelensky ontem, o presidente ucraniano declarou que está preparado para se reunir com Putin.

Com as perspectivas de encerramento do conflito, as bolsas europeias abrem em alta. Já na Ásia, os índices de referência encerraram o dia em declínio após forte desvalorização das ações da Softbank.

Na Wall Street, os índices futuros de Nova York mantêm-se próximos da estabilidade.

Outros destaques do Seu Dinheiro.

O ministro Moraes declarou: “Não há possibilidade de recuar nem um milímetro”; confira todos os detalhes sobre o que ele afirmou. Ele está sendo alvo de sanções pelos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky – que pune estrangeiros acusados de corrupção ou violações graves de direitos humanos.

Warren Day 2025: “O Brasil está desandando, mas a culpa não é só do Lula”. Gestores veem sede de gastos no Congresso e defendem Haddad. Gestores não responsabilizam apenas o governo petista pelo atual nível da dívida pública e pelo cenário fiscal do país, mas querem Lula fora em 2026 mesmo assim.

Aumento do crédito privado na aposentadoria: estratégia crescente nos fundos de previdência para diversificação de portfólios, com gestão ativa e foco em ativos de maior qualidade.

Entra Cury (CURY3), sai São Martinho (SMTO3): bolsa divulga segunda prévia do Ibovespa. Na segunda prévia, a Cury fez sua estreia com 0,210% de peso para o período de setembro a dezembro de 2025, enquanto a São Martinho se retira do índice.

Visão do Gestor: Exclusivo: A nova aposta da Kinea para os próximos 100 anos e como investir como a gestora. A Kinea Investimentos acaba de revelar sua nova aposta para o próximo século: o urânio e a energia nuclear. Entenda a tese de investimento.

O Banco Central emitiu alerta de segurança contra possível ataque envolvendo criptoativos. Transações suspeitas com USDT no domingo levantaram preocupações no BC, que instruiu empresas de pagamento a fortalecerem a segurança.

A Petrobras (PETR4), Gerdau (GGBR4) e outras 3 empresas distribuem dividendos nesta semana; confira quais recebem.

Nubank, C&A, Johnson & Johnson e Azul fecham inscrições para vagas de estágio e trainee esta semana; confira outras oportunidades com salários até R$ 9 mil.

A cidade brasileira é o segundo destino mais escolhido por nómade digital para combinar trabalho e lazer. Tóquio liderou o terceiro ranking anual de destinos preferidos para o chamado workcation.

Viagens premium apresentaram crescimento superior ao da classe econômica em 2024, segundo relatório global. A informação é do relatório mundial da International Air Transport Association (IATA), com dados e o perfil de viagens para o último ano.

A Caixa inicia o pagamento da Bolsa Família em agosto; veja o calendário. Aproximadamente 19,2 milhões de famílias receberão o benefício em agosto; o valor mínimo é de R$ 600, com complementos que podem aumentar a renda mensal.

Fonte por: Seu Dinheiro

Autor(a):