Raízen Tem Novas Mudanças no Conselho com Saídas e Contratações Urge

Raízen anuncia mudanças no conselho com novos nomes. Cristiano Pinto da Costa e Rodrigo Araújo Alves deixam. Roland Ilube (Shell) e Vasco Augusto Dias Jr. entram

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Raízen Promove Mudanças no Conselho de Administração

Em comunicado, a Raízen (RAIZ4) anunciou a saída de dois membros do conselho de administração: Cristiano Pinto da Costa e Rodrigo Araújo Alves. As renúncias ocorreram durante o período em que ambos ocupavam seus cargos. A empresa esclareceu que as vagas serão preenchidas por novos diretores.

Novos Integrantes do Conselho

Os novos membros do conselho são Roland Alexander Ilube e Vasco Augusto Pinto da Fonseca Dias Júnior. Roland Ilube é atualmente o vice-presidente sênior de aquisições, desinvestimentos e novos negócios – Downstream & Renováveis renováveis – na Shell International.

Ele possui mais de 30 anos de experiência em finanças e no setor de energia, tendo ingressado na Shell em 1995.

Vasco Augusto Pinto da Fonseca Dias Júnior possui formação em Sistemas da Informação pela PUC-RJ, complementada por uma pós-graduação executiva na Universidade de Michigan (EUA). Sua trajetória profissional inclui cargos como vice-presidente comercial, CEO e vice-presidente de operações e vendas da Shell, além de atuação como diretor executivo da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e presidente do Conselho de Administração da GalvaSud.

Contexto da Mudança

As alterações no conselho ocorrem em um momento de desafios para a Raízen. A empresa tem enfrentado dificuldades financeiras, com uma sequência de resultados fracos e um alto nível de endividamento. Os negócios de açúcar, etanol e combustíveis não têm apresentado o desempenho esperado, e o cenário de commodities e clima também tem impactado negativamente.

No segundo trimestre da safra 2025/2026 (2T26), a Raízen registrou um prejuízo de R$ 2,3 bilhões. Essa situação tem gerado dúvidas sobre a capacidade da empresa de alcançar o crescimento e a redução da dívida em um ritmo adequado.

Ações de Crédito

Em outubro, a Fitch Ratings reviu a nota de crédito da companhia, refletindo a situação financeira da empresa.

Sair da versão mobile