Real se valoriza com juros baixos nos EUA e otimismo do mercado!

Real se valoriza com juros baixos nos EUA. Fed reduz taxas, Copom mantém juros altos. Especialistas preveem otimismo para o real.

06/11/2025 6:02

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Especialistas consultados pelo BP Money apontaram que, atualmente, o cenário econômico internacional favorece o real em relação a outras moedas. Segundo análises, juros mais baixos praticados em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, tendem a beneficiar países emergentes, incluindo o Brasil.

Em 29 de outubro, o Federal Reserve (Fed) anunciou uma redução nas taxas de juros, que agora variam entre 3,75% e 4% ao ano, conforme decisão do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto).

Decisão do Copom e Expectativas

No Brasil, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros em 15,25% ao ano, alinhada com as previsões de analistas. Essa postura reflete a busca por controle da inflação, apesar do cenário global mais favorável.

Diferencial de Juros e Atração de Investimentos

O cenário econômico internacional, com juros mais baixos, contribui para que o real se valorize frente ao dólar. “Como o Brasil ainda não iniciou um ciclo de cortes de juros, o diferencial entre as taxas de juros entre o nosso país e os Estados Unidos impulsiona a queda do dólar”, explicou Bruno Rocio, assessor de investimento na Raro Investimentos.

Segundo ele, essa diferença atrai investidores globais em busca de maiores rendimentos em países emergentes.

Impacto no Real e Percepção de Risco

Rocio detalhou que, quando o diferencial de juros é elevado, a percepção de risco associada ao Brasil diminui, mesmo com preocupações sobre o equilíbrio fiscal do país. Isso tende a fortalecer o real frente ao dólar. “Pelo menos, essa é a tendência de curto prazo”, afirmou.

Perspectivas e Otimismo

A perspectiva de Rocio está alinhada com a de Leonardo Santana, especialista em investimentos e sócio da Top Gain. Santana explicou que o mercado está em um período de otimismo, o que influencia o movimento do dólar. “A gente tem que lembrar que a gente está em otimismo, que a gente pode, ainda, renovar a mínima do ano se isso acontecer rápido.

A gente tem que lembrar que todo final de ano é normal que saiam remessas de dólar para fora, que impulsionam sempre o nosso dólar no finalzinho de ano, entre o final dezembro e o início de dezembro. Então, a gente tá otimista podendo ter uma realização a qualquer momento”, destacou.

Dólar e Desvalorização Global

Santana reafirmou que não é o real que se valoriza, mas o dólar que se desvaloriza no mundo. “A gente tem dois motivos para o dólar estar se desvalorizando no ano. Primeiro é o próprio com suas políticas, com a sua política um pouco mais rígida, faz com que tenha um pouco de saída de capital dos Estados Unidos.

Depois das tarifas, teve uma grande imigração de capital, principalmente para primeiras divisas, fazendo com que o dólar se desvalorizasse”, comentou o especialista em investimentos.

Autor(a):

Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real