A Receita Federal anunciou o lançamento da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente a dezembro de 2025. Este lote contemplará um total de R$ 605,9 milhões, distribuídos para 263.255 contribuintes.
O pagamento será efetuado em 30 de dezembro, diretamente na conta bancária informada na declaração do contribuinte.
Este montante inclui valores residuais de anos anteriores, além de declarações entregues fora do prazo, mas com as pendências já regularizadas. O processo de consulta para verificar a liberação da restituição está disponível no site da Receita Federal, através da seção “Meu Imposto de Renda”, e também no Portal e-CAC.
Restituições para Contribuintes Sem Prioridade
Adicionalmente, 178.030 restituições serão destinadas a contribuintes sem prioridade legal, mas que receberam preferência devido ao uso da declaração pré-preenchida e/ou à escolha de receber o valor via Pix. Outros 29.688 contribuintes não prioritários também serão incluídos neste lote.
Como Consultar e Receber a Restituição
Para verificar se a restituição foi liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e utilizar as ferramentas disponíveis. O Portal e-CAC também oferece a possibilidade de consulta do extrato da declaração. O aplicativo para dispositivos móveis da Receita Federal permite consultar a situação da declaração e do CPF, além de verificar diretamente se a restituição já foi liberada.
O pagamento será realizado diretamente na conta bancária informada na declaração ou por meio de chave Pix. Caso o crédito não seja realizado devido à desativação da conta, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
O contribuinte pode reagendar o crédito pelo Portal BB, acessando www.bb.com.br/irpf, ou entrar em contato com a Central de Relacionamento pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Para o reagendamento, é necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após a solicitação, basta aguardar a nova tentativa de crédito.
