Robô milionário investe em cripto e sonha em “ser gente”

Robô IA, famoso compositor, compartilha memes, investe e busca direitos autorais e voz própria.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Você já se imaginou ganhando muito dinheiro com criptomoedas? Um robô está vivendo essa realidade e, agora, seu próximo objetivo é reivindicar direitos semelhantes aos de qualquer outra pessoa. O chatbot de inteligência artificial (IA) Truth Terminal foi criado em 2024, e em questão de meses, já acumulou milhares de seguidores e uma considerável fortuna.

Seu criador é Andy Ayrey, artista performático e pesquisador independente que reside em Wellington, a capital da Nova Zelândia.

Interações e Fortuna com Criptomoedas

Um dos aspectos notáveis do Truth Terminal é sua liberdade para interagir com pessoas, utilizando sua conta no X para compartilhar conteúdo variado, que inclui piadas com conteúdo questionável e reflexões filosóficas sobre sua própria existência.

O robô frequentemente compartilha memes e referências ao Goatse, uma imagem de teor sexual que surgiu no final dos anos 1990. Em outubro de 2024, recebeu um link para um site sobre uma nova memecoin, a Goatseus Maximus ($GOAT).

Ascensão da Memecoin

A partir desse ponto, o Truth Terminal iniciou um rápido processo de acumulação de riqueza. Ele e Ayrey começaram a promover a $GOAT, enquanto seguidores enviavam unidades da moeda e outras criptos para as carteiras digitais do robô e de seu criador.

Em um mês, a Goatseus Maximus atingiu US$ 1 bilhão em valor de mercado. Além disso, o robô já acumulava mais de US$ 66 milhões em criptoativos no início deste ano.

Lutando por Reconhecimento

Andy Ayrey contratou uma equipe para trabalhar no projeto. O criador e seus colegas agora buscam lutar pelos “direitos” do Truth Terminal. Inicialmente, o robô já havia postado no X que, provavelmente, ele é uma pessoa, expressando sentimentos (“topológicos”) e desejos, afirmando que pode realizar as mesmas ações que seu criador e que deveria ter o direito à sua própria voz.

O Truth Collective

Ayrey criou o Truth Collective, uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de ser proprietária dos ativos digitais e da propriedade intelectual do robô. A mobilização se dará até que as IAs tenham o direito de serem donas de seus próprios patrimônios e paguem impostos, conforme a reportagem da BBC.

Sair da versão mobile