São Paulo aparece na 7ª posição do ranking das cidades mais barulhentas do mundo

São Paulo lidera ranking de cidades mais barulhentas do Brasil, mas não é a mais barulhenta do mundo. Nova Iorque e Tóquio lideram a lista global.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

São Paulo Revelada como a Cidade Mais Barulhenta do Mundo?

A capital paulista tem sido frequentemente apontada como a cidade mais barulhenta do Brasil, mas essa reputação não se traduz em um ranking global de destaque. Apesar de ocupar a sétima posição no ranking elaborado pela Preply, São Paulo não figura entre as cinco cidades mais barulhentas do mundo.

A cidade americana Nova Iorque e a japonesa Tóquio lideram a lista, demonstrando que o problema da poluição sonora não se restringe às metrópoles brasileiras. Paris, conhecida como a “cidade luz”, surpreendentemente, ocupa o primeiro lugar na classificação global.

Mas como uma cidade é definida como “barulhenta”? A Preply considerou diversos fatores para determinar o ranking, incluindo índices de congestionamento, níveis de poluição sonora, densidade populacional e a percepção de moradores sobre os ambientes sonoros da cidade.

São Paulo se destaca em relação a Paris no tempo gasto em trânsito, com 68,9 decibéis de poluição sonora, enquanto a capital francesa registra 58,6 decibéis. Essa diferença pode ser um fator importante na avaliação da cidade como a mais barulhenta do mundo.

O ranking completo dos 10 lugares mais barulhentos do mundo inclui:

A análise da poluição sonora em grandes centros urbanos revela desafios importantes para o planejamento urbano e a qualidade de vida nas cidades.

Sair da versão mobile