Shopee Amplia Logística para a Black Friday com Novo Centro em São Bernardo do Campo
As preparações para a Black Friday deste ano, que ocorrerá em 28 de novembro, estão em pleno andamento. Para atender ao aumento esperado na demanda, a plataforma Shopee inaugurou seu 14º centro de distribuição no Brasil nesta segunda-feira (6). O novo espaço está localizado em São Bernardo do Campo, na região conhecida como Grande ABC, em São Paulo.
O investimento representa parte do plano de expansão logística da empresa, visando acelerar o tempo de entrega dos produtos aos clientes. Segundo a Shopee, o novo centro de distribuição gerará aproximadamente 4 mil empregos diretos e indiretos.
Tecnologia e Eficiência Operacional
O centro de distribuição contará com um sistema automatizado de classificação logística, denominado “sorter”, além de operar com o modelo “cross-docking”. Nesse modelo, as mercadorias chegam ao galpão e são imediatamente separadas, roteirizadas e encaminhadas para o destino final, minimizando o tempo de armazenamento e, consequentemente, acelerando o processo de entrega.
A capacidade do novo centro é de processar cerca de 3,8 milhões de pedidos por dia, conforme informado pela Shopee.
Melhora no Desempenho e Posicionamento no Mercado
Rafael Flores, head de Expansão da Shopee, ressaltou que o centro em São Bernardo do Campo contribuirá para a agilidade e eficiência nas entregas aos consumidores. A empresa tem buscado reduzir o tempo médio de entrega, que foi diminuído em mais de dois dias em todo o país no segundo trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Essa estratégia tem impactado positivamente o posicionamento da Shopee no mercado. Um levantamento do UBS BB revelou que a plataforma ultrapassou a Amazon (AMZO34) e agora ocupa o segundo lugar no ranking de e-commerces favoritos dos brasileiros, ficando atrás apenas do Mercado Livre (MELI34).
Operações da Shopee no Brasil
O sucesso da Shopee no mercado brasileiro está relacionado à melhoria no tempo de entrega, que aproximou sua pontuação daquelas do Mercado Livre e da Amazon, conforme apontado pelo relatório do UBS. Essa evolução se deve, em parte, aos investimentos da Shopee em otimizar sua rede logística e o tempo de entrega.
Apesar de não ter ações na bolsa de valores brasileira, a Shopee conta com BDRs da controladora, a Sea Limited (S2EA34), que são negociados no B3. Os BDRs da Sea subiram 2,80% nesta segunda-feira, atingindo R$ 40,40.
Infraestrutura da Shopee no Brasil
Com a nova inauguração, a Shopee passa a operar com 12 centros de distribuição no Brasil, utilizando o modelo “cross-docking” em 10 deles e o modelo “fulfillment” nos demais. A empresa também possui outros centros de distribuição em operação.