Sidney Oliveira: de sinônimo de empreendedorismo na Ultrafarma a prisão por suspeita de suborno

Sidney Oliveira, fundador da Ultrafarma, foi preso hoje em operação que investiga corrupção envolvendo auditores da Secretaria de Fazenda de SP.

12/08/2025 10:39

2 min de leitura

Sidney Oliveira: de sinônimo de empreendedorismo na Ultrafarma a prisão por suspeita de suborno
(Imagem de reprodução da internet).

O empresário Sidney Oliveira é um dos personagens que os roteiristas de filmes frequentemente utilizam. De origem humilde, ele migrou do interior do Paraná para criar a maior farmácia online do Brasil e acumular riqueza.

Atualmente, o fundador da rede Ultrafarma e criador da marca de medicamentos que leva seu nome está sendo noticiado em matérias policiais.

Foi preso na manhã desta terça-feira (12) durante uma operação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) para desmantelar um esquema de corrupção envolvendo auditores fiscais tributários da Secretaria de Estado da Fazenda.

O empresário é suspeito de pagar propina a um fiscal que manipulava processos administrativos em troca de facilitar a quitação de créditos tributários.

A informação foi divulgada inicialmente pelo portal G1. Os detalhes sobre o arresto ainda são limitados. Uma coletiva de imprensa foi organizada pelo Ministério Público de São Paulo para tratar da operação.

Sidney Oliveira é quem?

Sidney Oliveira, com 71 anos, é o mais velho de 11 irmãos, filhos de um casal de trabalhadores rurais.

Nasceu em 15 de novembro de 1953 em Nova Olímpia, cidade localizada na região conhecida como Norte Pioneiro do Paraná, distante de Maringá e próxima à fronteira com o Paraguai.

Iniciou sua trajetória profissional aos 9 anos em uma farmácia, área à qual se dedicaria ao longo de sua vida.

Com o tempo, Sidney Oliveira iniciou a venda de medicamentos em diversas cidades da região, até estabelecer sua primeira farmácia. Progressivamente, construiu uma rede de drogarias que atingiu o auge com 12 lojas no Paraná durante a década de 1980.

Ele então vendeu tudo e se mudou para São Paulo, onde enfrentou dificuldades para se estabelecer no ramo devido à expansão de grandes redes na cidade.

O golpe do proprietário da Ultrafarma

A mudança na trajetória empresarial de Sidney Oliveira ocorreu no ano de 2000.

Após retornar de uma viagem ao exterior, ele introduziu no Brasil um modelo de negócios que utilizava televendas e as então emergentes vendas online.

Com poucos recursos físicos, custo operacional reduzido e vendas em larga escala, ele estabeleceu a Ultrafarma, reconhecida por oferecer medicamentos com descontos significativamente inferiores aos da concorrência.

Sidney Oliveira possibilitou a consolidação da Ultrafarma como a maior farmácia online do Brasil, com um faturamento anual próximo de R$ 1 bilhão.

Seus negócios abrangem uma linha específica de produtos, incluindo medicamentos, cosméticos e suplementos, que são comercializados principalmente através dos canais da Ultrafarma.

Sidney Oliveira se tornou um defensor da própria imagem

O empresário tornou-se a principal figura do próprio negócio, devido ao seu estilo centralizador.

Os anúncios das empresas utilizam Sidney Oliveira como embaixador.

Essa estratégia não é recente no setor de mídia. Ela consiste em empregar a imagem do proprietário para conectar a empresa com o público-alvo desejado.

Fonte por: Seu Dinheiro

Autor(a):