Sol, areia e reclamações: ranking revela as praias mais criticadas globalmente (e o Brasil aparece na lista)

Turistas apontam praias com filas, poluição, ruído e superlotação como as piores do mundo, segundo avaliação do TripAdvisor.

14/08/2025 9:14

2 min de leitura

Em Los Angeles, Venice Beach. Na Costa Rica, a Playa Manuel Antonio. Na Itália, La Pelosa. Todas com grande semelhança: praias paradisíacas, cartões postais de suas regiões e… muitos turistas reclamando.

Isto é o que aponta o relatório “As 100 Praias Com Mais Reclamações do Mundo”, publicação recente da Cloudwards.

A pesquisa analisou 200 praias mundialmente famosas, com o objetivo de identificar as que recebem maior número de reclamações na plataforma TripAdvisor.

Em geral, o estudo revelou que os motivos das reclamações são bastante semelhantes, independentemente da região. Lixo, filas e barulho, além da tendência à lotação, ou superlotamento, são apontados como as principais queixas.

Com base nelas, a reportagem listou quatro categorias para identificar a pior campeã do mundo.

Waikiki Beach, no Havaí, foi a vencedora.

As 5 praias com maior número de reclamações no mundo

O destino americano ideal, um dos berços do surf, ultrapassou todas as expectativas. A razão primária para isso foi a alta ocupação, presente em 67,3% das reclamações. Para 15,9% das críticas, o principal problema é a falta de limpeza da praia.

A superlotação foi uma característica presente na maioria dos primeiros lugares da lista, que também contemplava a Praia Manuel Antonio, em 3º lugar, no Costa Rica; a Clearwater Beach, na Flórida (EUA), em 4º lugar; e a Bournemouth Beach, na Inglaterra, em 5º lugar.

A exceção obteve o segundo lugar na lista. Para 60,6% das reclamações, o principal problema de Venice Beach, em Los Angeles, é a sujeira da praia californiana. Venice é, na verdade, a mais suja, segundo as reclamações do TripAdvisor.

Praias mais criticadas, por categoria

Em relação às demais categorias, a praia de La Pelosa, na Itália, se destaca como a que apresenta o maior número de reclamações, com 86,9% delas relacionadas ao excesso de público.

No que se refere a filas, o México apresenta a Playa Delfines, em Cancún. O “El Mirador”, como é reconhecida, liderou com 57,9% das reclamações relacionadas ao tempo de espera, sobretudo para aqueles que desejam fotografar ao lado do icônico letreiro da cidade.

A praia de Maho Beach, em Sint Maarten, um território ultramarino dos Países Baixos no Caribe, foi a principal vencedora na categoria de barulho, representando 38,2% das reclamações levantadas pela pesquisa da Cloudwards.

E o Brasil?

O Brasil não se destaca entre os países com maior número de reclamações, não figurando sequer nos primeiros 30 lugares.

A única representação do Brasil na lista da desonra ocupa a 32ª posição, com o nosso cartão-postal, a praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Em 57,6% das reclamações, o principal problema do destino carioca é a superlotação. 27,4% apontam a sujeira como o maior defeito da praia. Contudo, para 9,5% dos reclamantes, a questão é o barulho, enquanto filas aparecem em 5,4% das críticas.

Veja o ranking completo abaixo.

As 50 praias do mundo com mais reclamações

Fonte por: Seu Dinheiro

Autor(a):