Deputado Sóstenes Cavalcante Propõe Corte Salarial para Deputados Fora do Brasil
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), anunciou que se reunirá com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), nesta quinta-feira (9.out.2025), para apresentar uma proposta. A iniciativa visa permitir o corte de salários de deputados que permanecerem por longos períodos fora do Brasil.
A ideia surge em resposta a questionamentos sobre os pagamentos ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se encontra nos Estados Unidos desde fevereiro. Durante uma entrevista ao Estúdio I, da GloboNews, Sóstenes explicou que as regras atuais da Câmara não permitem a suspensão da remuneração de deputados nessas circunstâncias.
A modificação proposta estabelece que, após o término do período regulamentar de licença, o deputado poderia continuar fora do território nacional, porém sem receber seus vencimentos. Sóstenes afirmou que Eduardo Bolsonaro deve receber bem a proposta.
“Eu tenho convicção que o deputado Eduardo Bolsonaro abriria mão [do salário], se houvesse possibilidade, que hoje não há no regimento, para que ele possa fazê-lo dessa forma”, afirmou.
Em 16 de setembro, Sóstenes indicou o deputado para líder da Minoria como tentativa de manter o mandato. Isso porque existe uma medida que garante isenção aos líderes partidários de não ter de justificar as suas ausências. Esse instrumento foi publicado em 5 de março de 2015, em ata da Mesa Diretora da Câmara, quando Eduardo Cunha era presidente da Casa.