Suzano Enfatiza a Importância da Sustentabilidade e ESG
O presidente do Conselho de Administração da Suzano (SUZB3), David Feffer, apresentou nesta quarta-feira (8) a visão da empresa sobre a relação entre saúde corporativa e sustentabilidade. Em declarações obtidas pelo BP Money, durante o 26º Congresso do IBGC, Feffer ressaltou que “uma natureza saudável é uma empresa saudável”, destacando a importância da governança corporativa, especialmente no âmbito ESG (ambiental, social e corporativa).
Governança Corporativa como Sistema Imunológico
Feffer enfatizou que “Empresa doente não sobrevive, governança é o sistema imunológico do negócio”. Segundo o executivo, a implementação de controles, métricas e o cumprimento de planejamentos são cruciais para a longevidade das empresas. Ele também mencionou a inovação como um pilar fundamental da cultura organizacional, citando os fundadores da Suzano como exemplos de inovadores.
Foco na Inovação e Cultura Organizacional
O executivo complementou, afirmando que “a cultura da inovação é um pilar da cultura da organização”. Ele ressaltou que a Suzano, ao trabalhar com seres vivos, como árvores, necessita que estes estejam saudáveis para garantir a produção e a competitividade da empresa. Isso permite investimentos em inovação, crescimento, geração de empregos e o desenvolvimento de novas tecnologias de forma sustentável.
Valores Fundamentais e Perspectivas de Longo Prazo
David Feffer concluiu, destacando que “não dá para ter uma empresa saudável em um mundo doente”. Ele exemplificou, apontando que a vontade do cliente de ter produtos e serviços mais baratos e melhores, assim como o desejo de serem respeitados e de terem oportunidades de crescimento, são valores que permanecerão constantes no mundo dos negócios. A Suzano, portanto, se baseia em perspectivas de longo prazo, alinhadas com esses princípios fundamentais.