Turismo Global e Brasileiro Alcançam Novos Patamares em 2025
O aumento no número de viagens aéreas é uma realidade para muitos viajantes frequentes, e os dados confirmam essa tendência. Mais de 7,3 bilhões de pessoas embarcaram em voos nos nove primeiros meses de 2025, superando os volumes de 2024 e 2019, o período anterior à pandemia.
Essas informações são provenientes do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI), que analisou as métricas do tráfego global de aeroportos até o terceiro trimestre de 2025.
A análise do ACI revela o ranking dos 5 aeroportos mais movimentados do mundo. O crescimento no setor aéreo demonstra uma recuperação robusta após os desafios impostos pela pandemia. O volume de passageiros em voos internacionais e domésticos atingiu níveis significativamente superiores aos de anos anteriores.
Brasil se Destaca com Crescimento Exponencial
Embora o mercado de aviação brasileiro seja relativamente menor em comparação com outros países, o Brasil se destaca como o que mais cresce em número de passageiros no mundo. Segundo o relatório do ACI, o fluxo de viajantes aumentou 9,6% no terceiro trimestre de 2025.
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), confirmou um crescimento de 9,5% no número de passageiros no país de janeiro a outubro em relação ao mesmo período do ano anterior.
Principais Aeroportos Brasileiros em 2025
Dados da Anac, considerando voos domésticos e internacionais de janeiro a outubro, revelam os seguintes aeroportos mais movimentados no Brasil: Guarulhos (SP) (38,2 milhões); Congonhas (SP) (19,7 milhões); Galeão (RJ) (14,2 milhões); Brasília (DF) (13,4 milhões); Confins (MG) (10,7 milhões).
Turismo Internacional Também em Ascensão
O aumento no turismo internacional também é notável. Mais de 8,3 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil de janeiro a novembro deste ano, conforme dados da Embratur, MTur e Polícia Federal. Esse número supera em muito o recorde anterior de 574 mil estrangeiros, registrado em 2015.
Principais Origens de Turistas em 2025
A Argentina lidera a lista de visitantes, com 3,1 milhões de pessoas, seguida pelo Chile (721.497) e pelos Estados Unidos (677.888). O Uruguai e o Paraguai completam o ranking com 487.514 e 454.327 visitantes, respectivamente.
