Vale (VALE3) emite alerta sobre golpe com ações e Fundo 157
Vale (VALE3) emite alerta urgente: investidores precisam ficar atentos a golpe envolvendo dividendos, ações e o Fundo 157.

Golpistas se Passam por Empresas da Bolsa para Aplicar Fraudes
Investidores estão sendo alvo de golpes em que golpistas se passam por representantes da Vale (VALE3), da B3 (B3SA3) ou do Bradesco (BBDC4), prometendo valores a receber referentes a ações, dividendos ou valores esquecidos do extinto Fundo 157.
Para “resgatar” esses rendimentos, os fraudadores exigem um pagamento antecipado, justificando com valores como “imposto de renda”, “taxa cobrada pela CVM” ou “corretagem”. Após o contato inicial, o golpista geralmente fornece os dados de uma conta corrente para que a vítima deposite o valor.
Em alguns casos, para aumentar a confiança, o fraudador solicita o número da conta da potencial vítima para que ela deposite o valor da venda das ações, porém, esse “pagamento” costuma ser feito por meio de cheques que acabam sendo estornados por falta de fundos.
Após o investidor receber o suposto pagamento referente aos seus “investimentos esquecidos”, ele deposita o valor cobrado pelos fraudadores e o golpe é consumado.
Golpe com História e Origem
O golpe em si não é recente, sendo praticado há anos. Em setembro de 2022, o Governo Federal emitiu uma nota no Gov.com sobre o golpe do investimento esquecido.
O Fundo 157 foi criado em 1967 para permitir que contribuintes destinassem parte do Imposto de Renda devido à compra de cotas de fundos administrados por bancos e instituições financeiras.
Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), apenas quem declarou Imposto de Renda entre 1967 e 1983 e tinha imposto a pagar naquele período pode ainda ter algum investimento vinculado ao Fundo 157.
Como se Proteger
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) disponibiliza uma seção específica sobre o Fundo 157: https://cvmweb.cvm.gov.br/swb/default.asp?sg_sistema=fundo157
Para consultar sua posição acionária na Vale, dirija-se a uma agência do Bradesco, levando documento de identidade e comprovante de endereço.
Outras Empresas Alvo do Golpe
A Petrobras (PETR3; PETR4), que divide o topo da lista de ações mais influentes no Ibovespa com a mineradora, já sofreu com o mesmo problema. O site de Relação com Investidores da petroleira tem uma seção para tratar sobre o mesmo tipo de fraude.
A Petrobras ressalta: nenhum funcionário da Petrobras (ou de qualquer empresa que presta serviço para a companhia) está autorizado a solicitar depósitos ou transferências em nome da companhia.