Em 2024, as viagens premium apresentaram um crescimento superior ao da classe econômica entre os passageiros.
A informação provém do World Air Transport Statistics, relatório da International Air Transport Association (IATA), principal referência do setor aéreo mundial, referente ao ano de 2024.
O relatório mensura dados de 240 companhias aéreas internacionais de todo o mundo anualmente. Na última edição, divulgada este mês, ele apontou para o crescimento das classes superiores de voo, que superou o aumento das poltronas econômicas.
Em 2024, houve um aumento de 11,8% nas viagens premium e de 11,5% na classe econômica. No último ano, 116,9 milhões de passageiros viajaram em categorias superiores, representando 6% do total de viajantes.
A Europa continua liderando o mercado internacional de viagens premium, com 39,3 milhões de passageiros, enquanto a Ásia e o Pacífico apresentaram o maior crescimento, com aumento de 22,8% em relação a 2023.
O luxo que inicia no solo.
Observa-se, nos últimos anos, um aumento contínuo na procura por viagens em primeira classe, sobretudo por parte de um público que aprecia privacidade, exclusividade e customização, comenta Manuel Flahault, diretor-geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul.
Essa busca, inclusive, se estende além do voo em si. Atualmente, a busca por exclusividade é prioridade para muitos passageiros também em solo.
O setor de luxo de alto padrão está em crescimento, impulsionado por um consumidor que prefere investir em experiências exclusivas, alto nível de conforto e serviços personalizados, seja em terra ou em aeronaves”, declara Italo Russo, fundador e CEO do W Premium Group, uma das principais empresas em salas VIP de aeroportos.
A forte demanda é notada tanto na oferta de assentos executivos, que atualmente estabelecem novos padrões de requinte em viagens aéreas, quanto no aumento do interesse por poltronas de classe business, que se destacam pelo conforto e individualização.
Os países que mais viajam.
O relatório da IATA ainda apresentou outros dados sobre o mercado aéreo atual, incluindo os países e rotas com maior número de passageiros.
Em 2024, os Estados Unidos lideraram o ranking dos países com maior número de viajantes, registrando 876 milhões de passageiros anualmente. A China ocupava a segunda posição, com 741 milhões de viagens no mesmo ano.
O volume total diminui, contudo, passando para a terceira posição, que ficou com o Reino Unido e seus 261 milhões de passageiros. Em quarto lugar aparece a Espanha com 241 milhões de viajantes.
As vias com maior fluxo de veículos.
O World Air Transport Statistics continua a fornecer informações sobre as rotas aéreas mais utilizadas globalmente. Observa-se agora uma maior predominância do Sudeste Asiático, com 9 das 10 rotas mais movimentadas. O primeiro lugar, contudo, foi ocupado pela Coreia do Sul, com o intenso tráfego entre Jeju e Seul, registrando 13 milhões de passageiros em 2024.
Em outras regiões, o volume anual sofre declínio em trajetos específicos. Na América Latina, por exemplo, o principal destino é o trajeto entre Bogotá e Medellín, na Colômbia, com um voo de uma hora que movimentou 3,8 milhões de passageiros em 2024. Já na África, a rota sul-africana entre Cidade do Cabo e Joanesburgo alcançou 3 milhões.
Na América do Norte, a rota mais utilizada é a entre Nova York e Los Angeles, com 2,2 milhões de passageiros, e na Europa, a principal rota é a que liga Barcelona a Palma de Mallorca, com 2 milhões de passageiros.
De acordo com informações da CNN Travel e do Cyprus Mail.
Fonte por: Seu Dinheiro