Vik: A Vinícola Líder Mundial e a Expansão do Grupo Vik
A vinícola chilena Vik, localizada no Vale do Millahue, alcançou o primeiro lugar no ranking World’s 50 Best Vineyards, um feito notável que reconhece 50 destinos de enoturismo avaliados por especialistas. O sucesso da empresa, que produz vinhos de classe mundial na América do Sul, também impulsionou a visibilidade do casal de bilionários Alexander e Carrie Vik, fundadores da marca.
Alexander Vik, nascido em Estocolmo e filho de pai norueguês e mãe uruguaia, construiu sua fortuna através de investimentos em empresas de tecnologia, incluindo a holding tech Xcelera, que chegou a ser avaliada em mais de US$ 11 bilhões. Sua esposa, Carrie Vik, é responsável pelo conceito dos hotéis Vik Retreats e possui formação em sociologia da Tufts University.
O casal fundou quatro filhos e criou uma rede de hotéis de luxo com um conceito único: suítes exclusivas, áreas de convivência e arte em todos os espaços. As seis unidades do Vik Retreats, espalhadas pelo mundo, são projetadas para oferecer uma experiência imersiva em arte e cultura.
A expansão da marca Vik para o Brasil será realizada através do hotel Vik Retreat Brasil, localizado na Fazenda Vista Verde, em Araçoiaba da Serra, a duas horas de São Paulo. O projeto, com um investimento superior a R$ 350 milhões, conta com a assinatura do arquiteto uruguaio Marcelo Daglio, responsável pelo primeiro Vik Retreats no Vale do Millahue.
A previsão de abertura do hotel é para 2028.
Cada uma das 50 acomodações do hotel brasileiro será única, com a colaboração de artistas locais e estrangeiros. A vinícola anexa ao hotel também terá produção comercial no futuro.
