Xi Jinping propõe órgão global para regular inteligência artificial na APEC
Xi Jinping defende órgão global para regular IA na APEC. Acordo entre China e EUA reduz tensões comerciais. APEC aprova declaração sobre IA e envelhecimento.
O debate sobre a regulamentação da inteligência artificial (IA) ganhou destaque com o avanço da tecnologia e os investimentos das grandes empresas. Governos e organizações buscam estabelecer limites para o desenvolvimento da IA. O presidente da China, Xi Jinping, esteve no centro das discussões durante a reunião de líderes da APEC, que ocorreu em Gyeongju, na Coreia do Sul.
Proposta de Regulação Global
Xi Jinping defendeu que a IA seja considerada um “bem público para a comunidade internacional”. Ele propôs a criação de um órgão global para regular a inteligência artificial, visando estabelecer regras de governança e impulsionar a cooperação nesse campo.
A iniciativa surge em um momento em que alguns países buscam impor restrições à IA.
China como Alternativa Comercial
O presidente chinês também buscou apresentar o país como uma alternativa aos Estados Unidos em termos de cooperação comercial. A proposta de regulação da IA coincide com a busca da China por fortalecer sua posição no cenário econômico global.
Acordo entre Trump e Xi
O encontro entre Xi Jinping e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, serviu para selar um acordo de um ano para reduzir parcialmente os controles comerciais e tecnológicos que haviam aumentado a tensão entre as duas maiores economias do mundo.
O acordo visa diminuir as barreiras comerciais e tecnológicas entre os países.
Incentivo à Circulação de Tecnologias Verdes
Durante o encontro, Xi Jinping também instou a APEC a promover a “livre circulação” de tecnologias verdes, incluindo baterias e painéis solares, setores atualmente dominados pela China. A APEC é um fórum de 21 nações que representa metade do comércio global.
Decisões da Cúpula da APEC
Na cúpula, os membros do fórum aprovaram uma declaração conjunta sobre a IA e o desafio do envelhecimento da população global. A próxima reunião da APEC, que ocorrerá em Shenzhen, na China, em 2024, será sediada na cidade de quase 18 milhões de habitantes, que se transformou de uma vila de pescadores para um importante polo tecnológico.
Autor(a):
Redação
Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real