YouTube: TV conectada supera celular como plataforma de consumo no Brasil

Plataforma inova no Brandcast 2025 com formatos de publicidade, IA e novas estratégias de monetização, adaptadas ao comportamento dos usuários.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

YouTube Consolida Liderança no Consumo de Vídeos em TVs Conectadas

Dados da Kantar Ibope Media revelam que a TV conectada superou o celular como a principal tela para o consumo de vídeos do YouTube dentro de casa. A participação da CTV (Connected TV) entre pessoas com mais de 18 anos saltou de 41% para 53% em um período de três anos. Atualmente, mais de 80 milhões de brasileiros assistem à plataforma na tela da TV.

O Papel dos Criadores e da Audiência

O YouTube destaca que essa migração da audiência é impulsionada pelo conteúdo oferecido e pela conexão que seus criadores proporcionam. Patricia Muratori, diretora da plataforma na América Latina, enfatiza que os youtubers se tornaram as novas startups do entretenimento, estabelecendo uma conexão autêntica com seus fãs.

“Essa é a chave para entender a influência que o YouTube construiu na cultura nesses 20 anos e que vai continuar construindo nos próximos 20. Prova disso é que, de acordo com uma pesquisa da Talk Shoppe, 89% dos espectadores da Geração Z no Brasil concordam que os criadores do YouTube publicam conteúdo em que podem confiar”, disse Muratori.

Novas Soluções para Publicidade e Comércio Eletrônico

Em seu evento anual para o mercado publicitário, o Brandcast, o YouTube anunciou novas soluções focadas em publicidade e comércio eletrônico integrado à TV. Uma dessas soluções é o Shoppable CTV, que promete tornar o caminho de compra mais interativo, permitindo que o público adquira produtos diretamente na TV ou envie o link para o celular.

“Cada vez mais os brasileiros desejam assistir ao conteúdo do YouTube também por meio da TV, levando a personalização para uma experiência coletiva e imersiva”, diz Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.

Novas Monetizações e Projetos para 2026

Diante da importância do público jovem e engajado, o YouTube lançou o Programa de Afiliados do YouTube Shopping, que estará disponível a todos os criadores elegíveis a partir de 4 de novembro, permitindo que marquem produtos do Mercado Livre e da Shopee em seus vídeos e Shorts.

Além disso, o YouTube apresentará projetos comerciais para 2026, oferecendo oportunidades para marcas em áreas como música, entretenimento, esportes e bem-estar, incluindo novas temporadas de programas como Tiny Desk Brasil e MasterChef Creators, além de novelas com títulos licenciados e conteúdo de saúde e bem-estar com a participação de personalidades renomadas.

A plataforma também transmitirá jogos do Brasileirão, Paulistão e, pela primeira vez, todos os 104 jogos da Copa do Mundo FIFA 2026, em parceria com a CazéTV. Todas as cotas de patrocínio já foram vendidas, e entre os anunciantes confirmados estão grandes marcas como Casas Bahia, Claro, Latam Airlines, Fiat e PagBank.

“Estamos muito felizes com os projetos para 2026, que reforçam o nosso compromisso em ser a casa dos criadores e das marcas que desejam se conectar com o público de forma autêntica e relevante”, diz Alessandra Gambuzzi, head de conteúdo e creative solutions do Google. “O futuro do entretenimento está sendo construído aqui, no YouTube”, completa.

Sair da versão mobile