Ibovespa recua levemente e dólar sobe: análise do mercado acionário
Ibovespa recua levemente e dólar sobe. Economistas apontam impacto da OPEP. S&P 500 e Nasdaq avançam.
O Ibovespa, o principal índice acionário do Brasil, encerrou a sessão de quarta-feira (12) com uma leve queda de 0,07%, registrando 157.635,84 pontos. Paralelamente, o dólar comercial apresentou um aumento de 0,37%, atingindo R$ 5,29. Após um período de 15 recordes consecutivos, o Ibovespa experimentou um dia de realização de lucros.
Impacto da Revisão da OPEP
Economistas, como Fabio Louzada, da FBNF, apontam que a revisão das projeções de oferta e consumo da OPEP influenciou o desempenho do mercado. A organização reportou um superávit nos mercados de petróleo no terceiro trimestre, devido a uma produção excedente planejada para 2026.
A expectativa de encerramento do “shutdown” nos Estados Unidos, o maior da história, também contribuiu para a valorização do dólar, que havia apresentado uma queda de mais de 2%.
Desempenho das Ações na B3
Na B3, a Taesa (TAEE11) liderou as maiores altas, com um aumento de 5,66%. A CSN (CSNA3) também se destacou, com alta de 5,42%. A B3 (B3SA3) apresentou crescimento de 4,51%, enquanto a CVC (CVCB3) liderou as maiores quedas, com recuo de 7,35%. Outras ações como PetroRecôncavo (RECV3), Cosan (CSAN3) e C&A (CEAB3) também tiveram variações significativas.
Desempenho Setorial
No setor petrolífero, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) apresentaram recuo. Prio (PRIO3) também desvalorizou-se. No setor de mineração e siderurgia, a Vale (VALE3) registrou avanço, enquanto Gerdau (GGBR4) e Usiminas (USIM5) apresentaram desvalorização.
No setor bancário, o BTG Pactual (BPAC11) e o Itaú (ITUB4) registraram alta, assim como o Banco do Brasil (BBAS3) e o Bradesco (BBDC4), enquanto Santander (SANB11) manteve valorização. No varejo, Magazine Luiza (MGLU3) e Lojas Renner (LREN3) apresentaram quedas, enquanto Vivara (VIVA3) teve alta e C&A (CEAB3) registrou alta.
Mercado Internacional
As principais bolsas de Wall Street também tiveram bom desempenho, com o S&P 500 e o Nasdaq avançando. O Dow Jones também subiu, indicando um cenário positivo no mercado internacional.
Autor(a):
Redação
Portal de notícias e informações atualizadas do Brasil e do mundo. Acompanhe as principais notícias em tempo real